MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Ex-aluna de Administração do CEFET-MG cursa PHD e dá aula de estratégia nos EUA

Quarta-feira, 22 de junho de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 22 de junho de 2022

A convite do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), ex-aluna Bárbara Silva conta como o CEFET-MG contribuiu para a internacionalização da sua carreira


Imagem retirada do Instagram

“A administração é uma área muito poderosa, uma empresa bem-sucedida ajuda inúmeras pessoas direta e indiretamente e o CEFET-MG incentiva muito a união entre academia, indústria e comunidade, e eu acho isso incrível”. Essa é a avaliação da ex-aluna da graduação e do mestrado em Administração, Bárbara Silva, que, após a passagem pelo CEFET-MG, ingressou no PhD em Business Management na University of Central (Florida) e atualmente dá aula de estratégia nos Estados Unidos.

“Acredito que a indústria precisa da ciência para avançar, e a ciência precisa trazer benefícios para a indústria e a comunidade. Tenho muito orgulho por ter me formado em uma Instituição que possui essa preocupação”. Bárbara acrescenta que o CEFET-MG foi muito importante para que ela alcançasse a internacionalização da carreira e se não fosse os conhecimentos adquiridos como aluna, não conseguiria conduzir pesquisas e dar aulas no exterior. “As aulas de estratégia que tive me trouxeram grande parte do conhecimento que eu aplico em sala de aula, e toda a pesquisa que eu conduzi no CEFET-MG me deu grande suporte para conduzir meu PhD aqui nos Estados Unidos”, avalia.

Trajetória

Bárbara concluiu o bacharelado em Administração no CEFET-MG em 2018 e conta como essa formação foi fundamental para que decidisse qual carreira seguir “Os professores que tive marcaram muito meu caminho. Não tenho dúvidas que ter obtido meu diploma por uma instituição federal tão renomada me ajudou a conquistar minha vaga no PhD”, exalta.

Durante a graduação, Bárbara foi aprovada no programa de mobilidade internacional e teve a oportunidade de cursar, com bolsa, um semestre no Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). “Sou muito grata ao CEFET-MG por ter me proporcionado essa experiência de estudar em outro país. Acho que foi durante meu tempo em Portugal que percebi como buscar experiências no exterior enriquece nossa vida profissional e pessoal. Enxergamos o mundo fora da nossa caixa”, afirma.

Logo após concluir a graduação, iniciou o mestrado acadêmico em Administração no CEFET-MG. “O curso é excelente e foi durante meu mestrado que eu realmente me encontrei como administradora”. A pós-graduação ajudou no aprofundamento na área e possibilitou que a paixão por estratégia e empreendedorismo aflorassem. Na dissertação, Bárbara pesquisou empreendedores brasileiros que iniciam negócios nos Estados Unidos e pôde usufruir de bolsa de estudo fornecida pela CAPES.

Bárbara destaca a importância de se preparar durante a graduação e o mestrado para cursar PHD no exterior. “Manter um histórico de boas notas, conduzir pesquisas com dedicação, fazer iniciação científica, participar de congressos, ser bastante ativo na sua área de estudos, tudo isso conta muito no processo seletivo de um doutorado. Mas sem dúvidas o mais importante é ser apaixonado pela área. Quando você ama o que faz, você consegue transparecer isso muito facilmente e com certeza se destaca dos demais”.

Fonte: CEFET-MG