MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do CEFET-MG analisa educação empreendedora nas escolas

Quarta-feira, 23 de julho de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 23 de julho de 2025

Projeto do Sebrae teve parceria com a Fundação CEFETMINAS, professores e estudantes do CEFET-MG e da Unisinos

O professor Daniel Lopes, do CEFET-MG, participou de pesquisa que analisa os Ecossistemas de Educação Empreendedora nas instituições de educação básica. O projeto “Ecossistema de Educação Empreendedora na Perspectiva do Território”, foi organizado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação CEFETMINAS, e contou com a participação do graduando em Administração Esdras Emiliano e da mestranda em Administração Eduarda Moravia, do CEFET-MG, além do professor Bruno Freischlag e os estudantes Bruno Bittencourt e Mikaela Floriano, da Unisinos.

A pesquisa teve como objetivo validar a ferramenta “Radar da Educação Empreendedora”, proposta pelo Polo CER Sebrae de Educação Empreendedora, que busca analisar o nível de maturidade no assunto das instituições de ensino de educação básica. Os pesquisadores fizeram uma revisão de literatura e analisaram os dados de mais de cinco mil radares de educação empreendedora, a partir das dimensões Políticas Públicas, Estrutura, Recursos, Atores e Cultura.

As conclusões do projeto apontam para a relevância das cinco dimensões do Radar para a análise, ainda que os pesquisadores sugiram o aprimoramento das variáveis. “Em termos práticos, nossas conclusões apontam que a maioria das escolas participantes possui um ecossistema de nível intermediário, indicando a oportunidade de desenvolver as dimensões que o compõem”, explica Daniel.

“As instituições de ensino se percebem como lideranças importantes e capazes de promover transformações e desenvolvimento para os respectivos territórios e já têm mapeados os atores imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Empreendedora”, pontua o professor. “Além disso, já realizam feiras, mostras ou eventos representativos que envolvem a comunidade e buscam ressignificar a utilização dos seus espaços para estimular a inovação, criação, compartilhamento e o desenvolvimento dos projetos”.

O professor aponta, ainda, que a pesquisa trouxe uma contribuição inédita ao analisar a educação empreendedora na educação básica brasileira, ao contrário da tradição das pesquisas do campo, que focam nas universidades. “As dimensões de análise do Radar podem contribuir para o fortalecimento de estratégias institucionais, políticas públicas e ações educacionais voltadas ao desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular, sendo muitas delas alinhadas à abordagem da educação empreendedora”, afirma. “Neste sentido, a ferramenta criada pelo Sebrae sugere à escola um plano de ação conforme o nível de maturidade do respectivo ecossistema (básico, intermediário e avançado)”.

Carreira

Prof. Daniel Lopes é doutor em Administração pela UFMG, é docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCSA – Campus Nova Gameleira; é pesquisador na área de Inovação, Empreendedorismo, entre outros.

Fonte: CEFET-MG (link – texto adaptado)