MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Dispensa de Disciplina

Última modificação: Segunda-feira, 26 de maio de 2025

Procedimento para Dispensa de Disciplina 

O requerente deve enviar os 03 documentos indicados abaixo em PDF, em arquivos separados para o e-mail da Coordenação do Curso de Administração.

Caso seja vários pedidos de dispensa, fazer um requerimento para cada pedido; enviar em e-mails separados, facilitando o recebimento e a organização dos documentos do aluno pela Coordenação do Curso.

E-mail: admin-ng [arroba] cefetmg [ponto] br

Título do e-mail: DISPENSA DE DISCIPLINA ( NOME DO ALUNO + NOME DA DISCIPLINA A SER DISPENSADA)

*Requerimento preenchido (download  do Requerimento + Declaração de Autenticidade)
*Histórico Escolar ( Autenticado pela Instituição de origem)
*Plano de Ensino das disciplinas estudadas ( Autenticado pela Instituição de origem)

O aluno deve assinar o Requerimento e providenciar os Planos de Ensino autenticados (assinados e carimbados ou assinados digitalmente) pela Secretaria do Curso de origem, juntamente com o Histórico Acadêmico contendo as disciplinas cursadas com o registro da aprovação e ano de conclusão da disciplina.

Importante

As disciplinas cursadas com aprovação em outras instituições de ensino superior antes do ingresso no CEFET-MG poderão ser aproveitadas até o limite de 2/3 da carga horária total do currículo pleno do curso.

O período para solicitação de dispensa de disciplina é definido no calendário acadêmico vigente (link)

Análise das disciplinas já cursadas

O parecer sobre a dispensa de disciplina do curso no CEFET-MG deve levar em consideração os conteúdos cursados em uma ou mais disciplina na instituição de origem, considerando que:

I – os conteúdos cursados devem perfazer um mínimo de 80% (oitenta por cento) do conteúdo e da carga horária correspondentes à disciplina do curso no CEFET-MG; e

II – as disciplinas devem ter sido cursadas com aprovação em um período de até 10 (dez) anos.

Trâmite

O processo digital vai ser aberto pela Coordenação do Curso de Administração e vai tramitar pelos setores envolvidos (Coordenação do Curso Adm. > Departamentos de Ensino > Coordenação do Curso Adm. > Registro Acadêmico)

Ao término do trâmite, em caso de deferimento, o Registro Acadêmico vai atualizar o Histórico Escolar do aluno, indicando a dispensa da disciplina.

O aluno pode verificar o seu processo no menu Acompanhe o seu Processo (link)

Regulamento

Res. CADM 05/2022 – Revoga o aproveitamento de disciplinas realizadas com aprovação em Cursos de Pós-Graduação para dispensa de disciplina no Curso de Administração do CEFET-MG. (link)

Normas Acadêmicas (Artigo 91º)