Dispensa de Disciplina
Última modificação: Segunda-feira, 26 de maio de 2025
Procedimento para Dispensa de Disciplina
O requerente deve enviar os 03 documentos indicados abaixo em PDF, em arquivos separados para o e-mail da Coordenação do Curso de Administração.
Caso seja vários pedidos de dispensa, fazer um requerimento para cada pedido; enviar em e-mails separados, facilitando o recebimento e a organização dos documentos do aluno pela Coordenação do Curso.
E-mail: admin-ng [arroba] cefetmg [ponto] br
Título do e-mail: DISPENSA DE DISCIPLINA ( NOME DO ALUNO + NOME DA DISCIPLINA A SER DISPENSADA)
*Requerimento preenchido (download do Requerimento + Declaração de Autenticidade)
*Histórico Escolar ( Autenticado pela Instituição de origem)
*Plano de Ensino das disciplinas estudadas ( Autenticado pela Instituição de origem)
O aluno deve assinar o Requerimento e providenciar os Planos de Ensino autenticados (assinados e carimbados ou assinados digitalmente) pela Secretaria do Curso de origem, juntamente com o Histórico Acadêmico contendo as disciplinas cursadas com o registro da aprovação e ano de conclusão da disciplina.
Importante
As disciplinas cursadas com aprovação em outras instituições de ensino superior antes do ingresso no CEFET-MG poderão ser aproveitadas até o limite de 2/3 da carga horária total do currículo pleno do curso.
O período para solicitação de dispensa de disciplina é definido no calendário acadêmico vigente (link)
Análise das disciplinas já cursadas
O parecer sobre a dispensa de disciplina do curso no CEFET-MG deve levar em consideração os conteúdos cursados em uma ou mais disciplina na instituição de origem, considerando que:
I – os conteúdos cursados devem perfazer um mínimo de 80% (oitenta por cento) do conteúdo e da carga horária correspondentes à disciplina do curso no CEFET-MG; e
II – as disciplinas devem ter sido cursadas com aprovação em um período de até 10 (dez) anos.
Trâmite
O processo digital vai ser aberto pela Coordenação do Curso de Administração e vai tramitar pelos setores envolvidos (Coordenação do Curso Adm. > Departamentos de Ensino > Coordenação do Curso Adm. > Registro Acadêmico)
Ao término do trâmite, em caso de deferimento, o Registro Acadêmico vai atualizar o Histórico Escolar do aluno, indicando a dispensa da disciplina.
O aluno pode verificar o seu processo no menu Acompanhe o seu Processo (link)
Regulamento