Qual a diferença entre pré-incubação, incubação e aceleração?
Terça-feira, 23 de maio de 2023
Última modificação: Terça-feira, 23 de maio de 2023
Existem diferentes formas de apoio a novos empreendimentos.
Você que possui um negócio ou pensa em empreender, saberia responder se seu negócio precisa de uma pré-incubação, incubação ou aceleração?
A pré-incubação é uma forma de apoio para empreendimentos que estão em fase de ideação, ou seja, ainda estão em processo de validação da ideia e não possuem a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Na pré-incubação, os empreendedores recebem apoio para desenvolver a ideia e transformá-la em negócio.
Já o processo de incubação se dá por meio do apoio a empreendimentos que já estão inscritos no CNPJ, ou precisam de poucos meses para criar um. Nesse caso, o empreendimento já possui uma ideia validada e/ou possui um produto mínimo viável testado ou em fase de teste. A incubação é a forma que a Nascente, Incubadora de Negócios de Impacto de Base Tecnológica do CEFET-MG, atua. Uma incubadora de base tecnológica apoia empreendimentos com potencial de inovação que, no caso da Nascente, precisam, desde a sua concepção, ter o propósito declarado de gerar impactos sociais e/ou ambientais positivos e/ou de reduzir possíveis impactos negativos causados em sua cadeia produtiva. Além de oferecer capacitação para os empreendedores, suportes técnico, gerencial e de infraestrutura, uma incubadora favorece a formação de redes de contatos importantes para o desenvolvimento do negócio.
E a aceleração? Diferentemente das incubadoras, que buscam viabilizar o surgimento de um negócio inovador, as aceleradoras priorizam investir em negócios em estágio de desenvolvimento mais avançado, com potencial de escalar no mercado. O papel principal desse modelo de apoio é investir no desenvolvimento e crescimento rápido das empresas.
Para aqueles que desejam se inscrever em um programa de incubação, acesse o Edital Público de Fluxo Contínuo da Nascente.
As inscrições podem ser realizadas até junho no site.
Fonte: CEFET-MG