MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Graduação em Administração

Campus Nova Gameleira

CEFET-MG

Orientações aos alunos

Última modificação: Terça-feira, 9 de abril de 2019

Atividades Complementares

Atividade curricular que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante, por meio de atividades fora da sala de aula.

Legislação  – CEFET-MG

Resolução CGRAD nº17/11  Regulamento Geral das Outras Atividades Complementares (OAC)

Resolução CEPE nº39/10    Tipos de Atividades – Altera a Resolução CEPE nº 24/08

Resolução CEPE nº 24/08   Estabelece normas e diretrizes para os cursos superiores de graduação do CEFET-MG e dá outras providências.

Resolução CGRAD n°19/11  Atividades de Prática Profissional dos cursos de graduação do CEFET-MG


ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A Coordenação do Curso de Administração é o setor responsável em orientar os alunos do curso de graduação sobre o Exame.

Relatórios ENADE do Bacharelado em Administração   2009   2012   2015

Perguntas Frequentes


Estágio Supervisionado – Obrigatório

O estágio é uma atividade curricular componente do Projeto Pedagógico do Curso com fins de aprendizagem profissional, social e cultural, e deverá ser realizado sob a orientação de um professor do CEFET-MG e supervisionado por um profissional da parte concedente, visando o aprimoramento dos conhecimentos, e o desenvolvimento de habilidades e competências relativas à área de formação profissional do curso.

Pré-Requisitos: O aluno deverá ter integralizado 1800 horas ou, equivalentemente, 120 créditos no curso.

Orientações sobre o Estágio Obrigatório – Coordenação de Programas de Estágio – Campus II

Formulários – Estágio Obrigatório       Plano de Ensino da Disciplina

Resolução CGRAD nº 38/10


Dispensa de Disciplina

As disciplinas cursadas com aprovação em outras instituições de ensino superior antes do ingresso no CEFET-MG poderão ser aproveitadas até o limite de 2/3 da carga horária total do currículo pleno do curso.

O aluno deve providenciar os Planos de Ensino autenticados (assinados e carimbados) pela Secretaria do Curso, juntamente com o Histórico Acadêmico contendo as disciplinas cursadas com o registro da aprovação e ano de conclusão da disciplina; deve ser feito a impressão e o preenchimento do Requerimento de Dispensa específico e protocolado na Coordenação do curso de Administração.


TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC – Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade desenvolvida pelo aluno, realizada sob a orientação de um docente, sendo necessária à integralização curricular, conforme o Projeto Pedagógico do Curso, e deve versar sobre uma temática pertinente ao curso, com fins de aprendizagem profissional, social e cultural.

A Coordenação do Curso de Administração é o responsável em divulgar os Cronogramas para as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso.

Formulários para TCC I e II

Regulamento geral dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação do CEFET-MG.

Manual de Normalização para Trabalhos Científicos do Curso de Administração


Iniciação Científica

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-MG tem como objetivo desenvolver o pensamento científico e introduzir os estudantes do Ensino Superior e do Ensino Técnico de Nível Médio na prática da pesquisa e da inovação. A Iniciação Científica é entendida como instrumento formativo, possibilitando ao aluno o engajamento na pesquisa e o contato direto com a atividade científica. O discente pode atuar como Bolsista ou Voluntário.  (Fonte: DPPG)

Etapas

O aluno interessado em atuar na Iniciação Científica deve acompanhar os Editais publicados e os respectivos projetos aprovados pela DPPG – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. (site)

O professor responsável pelo projeto aprovado vai divulgar  informações para a seleção de alunos interessados em atuar na pesquisa de IC.

Os alunos  selecionados irão atuar na IC com orientação do docente.

Nomenclaturas:

PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

PIBIC – JR - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (alunos do Ensino Técnico)

PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação