MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CEFET-MG recebe nota máxima em avaliação realizada pelo MEC

Quinta-feira, 12 de março de 2020
Última modificação: Quinta-feira, 12 de março de 2020

O conceito 5 significa autonomia financeira e pedagógica, implicando, inclusive, a oferta de vagas e a abertura de novos cursos.

CEFET-MG recebeu a nota 5 na Avaliação Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado Ministério da Educação (MEC). A nota desse processo varia entre 1 e 5, sendo condição essencial para validação da qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Na avaliação anterior, a Instituição havia recebido o conceito 4.

Os avaliadores do MEC visitaram o CEFET-MG, campi I e II, entres os dias 19 e 21 de fevereiro de 2020, para o recredenciamento. Os avaliadores se reuniram com os técnicos administrativos, docentes e estudantes da Instituição e, além disso, visitaram as instalações e fizeram a conferência de documentos institucionais.

Segundo o diretor-geral, professor Flávio Santos, a nota representa o coroamento de um trabalho de todos os professores, técnicos, colaboradores e com grande envolvimento dos alunos, o que coloca a Instituição em um patamar ainda mais elevado. “Nas últimas décadas, o CEFET-MG passou por transformações profundas, mas não perdeu, como denota o conceito obtido, a qualidade e se mantém no cenário nacional como uma Instituição de referência não só no ensino técnico, mas na graduação, pós-graduação, extensão, pesquisa, que são itens avaliados pela comissão e que levaram a esse resultado. O mérito é, portanto, de todos que se engajaram na construção cotidiana de uma educação sólida, gratuita e com muita pertinência social”, destaca.

A Avaliação Institucional é um ato autorizativo obrigatório, realizado periodicamente pelo MEC para fins de recredenciamento das instituições de educação superior, que garante, a partir da nota aferida, autonomia para oferta de vagas em seus cursos, recursos financeiros, concursos e investimentos. Todas as instituições de Ensino Superior passam, a cada cinco anos, pelo Recredenciamento, sendo condição para a continuidade da oferta de vagas, de abertura de novos cursos e repasse de recursos.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Fonte: CEFET-MG